Reiki e câncer de mama

Um diagnóstico de câncer de mama é uma das situações mais difíceis que alguém pode enfrentar. A dor, o estresse e o trauma envolvidos são incomparáveis, e os pacientes que lidam com essa condição precisam de todo o conforto e suporte que podem obter. Recentemente, muitos pacientes com câncer de mama se tornaram interessados na idéia de usar o Reiki para ajudar com os sintomas desta condição, os efeitos colaterais do tratamento do câncer e o estresse que acompanha o câncer de mama. De fato, os pesquisadores já realizaram estudos para identificar e avaliar os efeitos do Reiki em pacientes com câncer de mama. Os resultados desses estudos indicam que o Reiki pode ser um componente valioso do plano de tratamento de um paciente com câncer de mama.

ribbon-1101997_1280

Como lidar com o câncer de mama

O câncer de mama é uma das doenças que mais acometem as mulheres em todo o mundo. Ocorre quando um tumor cancerígeno se desenvolve nos tecidos da mama. À medida que a condição avança, o câncer pode se espalhar para outros locais do corpo. Se a condição não for tratada ou não responde ao tratamento, pode ser fatal.

 

A incidência de câncer de mama em todo o mundo continua aumentando a cada ano,

IMG_3818
photo by me

com quase 2 milhões de casos diagnosticados anualmente. Embora muitos casos de câncer de mama possam ser curados, esta doença ainda reivindica a vida de mais de 500 mil mulheres no mundo a cada ano. Mesmo aquelas mulheres que são capazes de superar sua doença devem sofrer uma variedade de tratamentos difíceis para remover e/ou matar as células cancerígenas, incluindo cirurgia, quimioterapia, radiação e muito mais. Durante e após o tratamento, as mulheres devem lidar com dor, ansiedade, medo e depressão.

O que é o Reiki?

A palavra “Reiki” se traduz em “energia universal”. A técnica foi desenvolvida no Japão e acredita que a dor, a doença e outras condições negativas ocorrem porque as vias de energia vital do corpo são negativadas ou bloqueadas. Durante uma sessão de Reiki, o praticante transmite energia para o receptor que flui livremente em todo o corpo. Uma vez que esta energia está fluindo adequadamente, as sensações da dor diminuem e o corpo pode começar a se curar de forma mais eficaz.

O Reiki não é invasivo e envolve apenas um toques leve. Durante uma sessão de Reiki, o praticante colocará as mãos em até 15 posições específicas acima do corpo do paciente. Cada posição da mão será realizada por até cinco minutos de cada vez. A sessão inteira durará aproximadamente uma hora.

Benefícios do Reiki para os pacientes com câncer de mama

Embora o Reiki não seja um substituto do tratamento tradicional contra o câncer, ele pode fornecer uma série de benefícios para pacientes com câncer de mama. Esta técnica pode ser usada para pacientes que acabaram de receber o seu diagnóstico, pacientes que já estão envolvidos em protocolos de tratamento e pacientes que estão se recuperando de câncer de mama. Veja, os benefícios do tratamento com Reiki para indivíduos com câncer de mama podem ser:

Redução das sensações de dor.

A dor é uma das características do câncer, seja experimentada durante o tratamento ou à medida que a doença progride. Independentemente do motivo da dor, o Reiki pode reduzir essas sensações, tornando os pacientes mais confortáveis ​​à medida que lidam com a doença.

Melhora do humor.

Muitos pacientes com câncer de mama experimentam depressão e ansiedade relacionadas à sua doença. Os tratamentos de Reiki podem melhorar o humor de um paciente com câncer, o que melhora a qualidade de vida. Aliviar o estresse e a ansiedade também pode melhorar a perspectiva do paciente, tornando-o mais proativo e disposto a cumprir outras recomendações de tratamento.

Diminuição do estresse.

Nada é mais estressante do que lidar com algo tão grave quanto o câncer de mama. O Reiki pode reduzir os níveis de estresse para que os pacientes com câncer possam relaxar e concentrar-se em sua cura.

Melhora na qualidade de sono.

Em pacientes que experimentam um estado de relaxamento após as sessões de Reiki, a qualidade do sono pode melhorar. Isso é benéfico para os pacientes com câncer de mama porque melhora seu humor e facilita a capacidade do corpo de curar-se totalmente.

Além disso, como o Reiki é completamente não-invasivo e não provoca efeitos colaterais, é apropriado para a maioria dos pacientes com câncer de mama. O Reiki também não interferirá com nenhum outro tratamento contra o câncer, para que possa ser usado com segurança em qualquer fase do tratamento. Mesmo que um paciente com câncer de mama nunca tenha participado de uma sessão de Reiki antes, ele ou ela pode começar o tratamento a qualquer momento.

IMG_8403
photo by me

Pesquisas apoiam a eficácia do Reiki em tratamentos de doenças

Pesquisas recentes avaliam a eficácia do Reiki em pacientes que lidam com todos os tipos de câncer, incluindo câncer de mama. Por exemplo, de acordo com o laboratório que produz o medicamento da Penn, o Abramson Cancer Center lançou relatórios que mostram que, quando combinado com tratamentos tradicionais, o uso do Reiki pode reduzir os níveis de estresse, aliviar a ansiedade, melhorar o relaxamento e reduzir a percepção de dor em pacientes com câncer. Do mesmo modo, de acordo com a Sociedade Americana do Câncer, um estudo de pesquisa mostrou que os pacientes com câncer que participaram de sessões de Reiki eram menos propensos a sofrer dor do que aqueles que não estavam participando de sessões de Reiki.

Evidências expressivas fornecem suporte adicional para os benefícios do Reiki. Os pacientes relataram sentir-se mais relaxados após os tratamentos de Reiki, mesmo nos últimos estágios do câncer. Os pacientes também relataram sentir-se mais mentalmente e emocionalmente equilibrado por causa dos tratamentos de Reiki. Alguns pacientes já disseram que participar de tratamentos de Reiki reduziu os efeitos colaterais que sofreram por causa do tratamento de câncer, incluindo náuseas e vômitos.

Procure um terapeuta de Reiki

RUGGREIKMAST_600w_600h
google image

Tanto a pesquisas científicas como os relatos de pacientes com câncer indicam que o Reiki pode beneficiar indivíduos que lidam com câncer de mama. Como resultado, muitos pacientes com câncer de mama agora estão incorporando Reiki em seus programas de tratamento de câncer. Se você está interessado em aprender mais sobre o Reiki ou você gostaria de começar a participar de sessões, encontrar um terapeuta de Reiki em sua cidade, agora mesmo. Não esqueça de procurar recomendações de pessoas que já foram tratadas pelo profissional e certifique-se que está com um terapeuta adequado.

 

Artigo da “The Reiki Times”, revista oficial da Associação Internacional de Profissionais de Reiki, traduzido por Fernanda Feijó.

Obrigada por sua leitura, e se tiveres algum relato sobre o seu tratamento, deixe aqui seu comentário, será muito importante para as pessoas que estão iniciando esta caminhada.

Grata!

Fernanda Feijó.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s