Revigorar a força vital com Reiki

Já pensou em desbloquear algum chakra com Reiki? Que tal iniciarmos com o chakra base (basal), o principal chakra que nos conecta com a Terra “mãe natureza”. Nossa força vital.

Root-Chakra-1.jpg
símbolo do chakra base (google image)

O chakra básico está situado na base da coluna vertebral e pertence ao corpo físico. Através deste chakra, entramos diretamente em contato com as energias provenientes da Terra. A sua conexão com o corpo físico e com o desejo físico de existir, de ser metaforicamente radicado na Terra (e exatamente um dos seus nomes o sublinha), coloca-o em total contraste com o sétimo chakra, caracterizado por uma forte tensão espiritual. O funcionamento harmonioso do primeiro e do sétimo chakra é pressuposto fundamental para a obtenção de um justo equilíbrio entre estes dois opostos: espiritualidade e materialidade. No reiki, o equilibramento prevê o tratamento simultâneo destes dois chakras.

O funcionamento harmônico do chakra basal permite perceber um forte ligamento com

Base-Chakra
localização do chakra base (google image)

a Terra, com todas as formas de vida da natureza, com a alternância das estações. Além disso, confer à pessoa uma forte carga de personalidade e criatividade. O chakra basal carrega todas as atividades e as necessidades de todos os dias: assegurar-se a própria sobrevivência e existência, isto é, satisfazer as necessidades materiais (alimento, trabalho, casa, sexo…). Se porém, o chakra não funciona corretamente, dá-se a estes elementos importantes um bloqueio permanente. A ligação com a Terra estará expressa, unicamente, através do apego aos bens materiais e a um forte desejo de posse; desculpar-se-á muito com a comida, com álcool e com o sexo. O desejo de posse pode cair na obesidade, enquanto que o egoísmo que acompanha este tipo de postura, pode provocar doenças no estômago. Esta desarmonia, também, no corpo físico pode dar a impressão de que “a Terra falte sob os pés”; o indivíduo se torna inseguro, agressivo e irritadiço.

Quando o chakra sofre um bloqueio momentâneo, este indivíduo terá dificuldades para enfrentar a vida cotidiana. Cada problema surte como insuportável e a vida parece muito pesada e estressante para enfrentá-la. Isto, porque, falta a força vital e se sente dominado por uma espécie de fraqueza.

 

 Passo a passo da técnica de fixação à Terra com o primeiro símbolo:

1- Fique em pé, com os pés paralelos, e respire profundamente várias vezes;

2- Desenhe em cada mão o primeiro símbolo, no centro da palma da mão. Repita mentalmente o seu mantra por três vezes. Eu imagino que ao fazer isto, eu imprimo o símbolo na palma das mãos;

3- Desenhe o primeiro símbolo e envie-o para o chakra de um dos pés, no centro da sola dos pés, recitando o seu mantra três vezes;

4- Após realizar o mesmo procedimento com o outro pé. Depois que você fizer isto, imagine-o enviando para os chakras dos dois pés simultaneamente;

5- Desenhe então, o primeiro símbolo mais uma vez no seu íntimo e envie-o para o seu dantien*. Repita mentalmente o mantra três vezes.

Duração da técnica: 1 a 2 minutos.

Utilização: Esta técnica ajuda você a se fixar à Terra e a ficar no chão. Quando você não se sente centrado ou quando os seus joelhos ficam bambos depois de um encontro desagradável, por exemplo, depois de uma entrevista de trabalho ou depois de uma briga, então use esta técnica. Você verá que, com esta técnica, você pode enfrentar relaxado e centrado, com a sua melhor forma, toda a situação apresentada pela vida.

Escolha um lugar perto da natureza, de preferência no pôr do sol, tire os calçados, sente-se no chão, respire fundo e veja o mundo que você tem ao seu redor.

*Dantien é traduzido como “campo de elixir”, “mar de Qi”, ou simplesmente “centro de energia”. Dantien são pontos de energia importantes para técnicas meditativas e de exercícios como qigong, artes marciais com t’ai chi e ch’uan na medicina tradicional chinesa. Esta localizado abaixo do umbigo (cerca de três dedos).

Reiki, Lomazzi G., 2006. 

 

Obrigada por sua leitura,

Fernanda Feijó.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s