A cura pelo Reiki

Corpo e espírito formam uma unidade. Quando separamos essa unidade, fragmentamos nossa essência. Reunir os fragmentos mais tarde torna-se algo muito trabalhoso. Imagine uma imagem recortada em mil pedacinhos com uma tesoura.

Mikaousui.jpgA concepção japonesa dessa unidade se baseia na teoria de que todo o ser humano recebe uma porção da alma de Deus ou do plano divino. Usui Sensei invocou essa teoria quando lhe perguntaram se qualquer pessoa podia praticar o Reiki, ou se para isso era preciso um grau avançado de evolução espiritual. Segundo Usui Sensei, basta ter uma alma para aprender o Reiki.

Segundo se afirma, a porção espiritual divina se situa na cabeça do ser humano, ali onde se juntam o chakra da coroa e o “terceiro olho”, se traçássemos uma linha reta entre ambos até o centro da cabeça. Do ponto de vista anatômico, essa porção espiritual corresponde à glândula pineal, mas dificilmente poderia ser localizada por métodos científicos. Alguns mestres espiritais indianos também trabalham com esse ponto num ritual chamado “shaktipah“.

A porção espiritual divina é imortal e passa por sucessivas reencarnações até que todas as tarefas colocadas ao ser humano sejam resolvidas na Terra e ele chegue à Terra Pura (“Jodo“em japonês). Vivências e recordações de todas as vidas passadas, tanto as boas quanto as desagradáveis, ficam gravadas no cerne espiritual. As duas coisas dão origem a hábitos – e isso nos remete à técnica já mencionada do Sei Heki Chiryo, usada no Reiki japonês tradicional. O conceito “Sei Heki“não é secreto nem místico. Na época de Usui Sensei, significava simplesmente “hábito”. Mas os hábitos têm muitas facetas: podem ser de natureza física, mental, emocional ou talvez até kármica. O objetivo de Usui Sensei era nos libertar de todos esses hábitos inerentes ao ser humano, para podermos emergir de novo em nossa luz primitiva.

Na entrevista concedida por ele, Usui explica que o Reiki não é um método psíquico de cura, nem uma terapia corporal. A afirmação pode ficar mais clara nesse contexto.

Quando você toca a cabeça de uma pessoa com suas mãos de Reiki, não está tocando apenas o corpo, mas também a essência imortal. Você trabalha ao mesmo tempo com o presente, o passado e o futuro. Assim, o mais importante – algo que infelizmente costuma ser relegado ao esquecimento – é o tratamento físico do ser humano. Por meio do Reiki, a alma se purifica dos maus hábitos, voltando a conectar-se com o céu e a terra como uma miko – na tradição japonesa, xamã feminina capaz de se comunicar com os deuses.

Corpo e alma estão ligados entre si como através de uma porta vaivém de cozinha num restaurante antiquado. Pode-se passar do corpo para a alma ou da alma para o corpo, pois um condiciona o outro.

Trecho do livro Isto é REIKI de Frank Arjava Petter.

 

Indico este livro para aqueles que estão iniciando a sua jornada com o Reiki ou aqueles que gostariam de saber mais sobre a verdadeira história do Reiki.

Ótima leitura para todos,

Gratidão!

Fernanda Feijó.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s